Escola Básica Municipal
Nova Divinéia
Nossa filosofia
SOBRE A ESCOLA MUNICIPAL NOVA DIVINÉIA
A Escola é uma instituição que trabalha com a socialização do conhecimento, formação de hábitos, valores e atitudes. Esta instituição está intimamante ligada a todos os profissionais que dela fazem parte e por isso a democratização escolar é a chave para que todo o grupo esteja envolvido no propósito da expansão de conhecimentos para a vida.
A proposta pedagógica da Escola Básica Municipal Nova Divinéia leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, Plano Municipal de Educação, Proposta Curricular Municipal.
Adota a Metodologia Sócia Interacionista de acordo com as posturas de Vygotsky, Piaget, Emília Ferrero e outros autores para o trabalho com os alunos.
Seu Objetivo Geral é proporcionar ao educando a apropriação e socialização do conhecimento historicamente construído e a produção de novos conhecimentos técnico-científico e social que garanta uma educação de qualidade, formando cidadãos conscientes, criativos e responsáveis.
E seu Objetivo Específico é construir uma escola que ofereça oportunidades a todos os alunos, valorizando os professores e funcionários comprometidos com as mudanças sociais, com as ações pedadógicas, para o cumprimento dos objetivos a serem propostos.
Nossa história
Contam moradores que no inicio de seu funcionamento a escola possuía apenas duas salas de aula, uma secretaria, uma cozinha e dois banheiros e que a escola não possuía muros. Em 1975, o nome da escola era Escola Isolada Nova Divinéia, tendo como primeiras professoras, as senhoras Vanda Smânia e Luiza Rossi Fidélis, que lecionavam para duas séries juntas. Em 1981 passou de Escola Isolada Nova Divinéia para Escola Reunida Nova Divinéia, tendo então na época responsável pela direção a professora Valdéia Zilli Vieira. Já em 1990 a escola passou de Reunida para Escola Básica Municipal Nova Divinéia, surgindo assim o ensino fundamental de 5ª a 8ª série, beneficiando alunos da comunidade do bairro Nova Divinéia.
O nome da escola foi dado por moradores do bairro, pelo fato de estar passando na mesma época uma novela de nome “Fogo sobre Pedra”, de autoria de Janete Clair. Na novela existia um personagem chamado Pedro Azulão. Tal personagem televisivo coincidia com um morador do loteamento de mesmo nome. Tendo a cidade cenográfica o nome de Divinéia e sendo um loteamento novo, o mesmo denominou-se “Nova Divinéia” dando origem ao nome da escola.
Nossa filosofia
Nossa filosofia é:
" Sermos uma escola dinâmica, integrada, com responsabilidade social respeitando as diferenças, comprometida com a formação de cidadãos críticos e éticos".